O Renault 5 foi revelado pela primeira vez em 10 de dezembro de 1971, sendo lançado no início de 1972

O R5 foi construido por mecânicos da Renault 4 , usando um motor montado longitudinalmente dirigir as rodas dianteiras com barra de torção de suspensão. OHV motores foram emprestados do Renault 4 , Renault 8 e Renault 16 , e variou de 850-1400 cc

Foi o primeiro com uma frente e um pára-choque traseiro em plástico (poliéster e fibra de vidro).Hoje, 99% dos carros manucfactured no mundo têm pára-choques de plástico, graças ao renault 5.
O motor do R5 foi bem colocado para trás no compartimento do motor, permitindo o acondicionamento do pneu suplente sob o capô, um arranjo que libertou mais espaço para passageiros e bagagem dentro da cabine. O compartimento de passageiros "é extremamente espaçoso" em comparação com outros modernos, pequenos carros europeus. O Renault 5 corpo coeficiente de arrasto foi de apenas 0,37 (com a maioria dos carros europeus indo até 0,45).
Outras versões da primeira geração incluiu a versão sedan de quatro portas chamado de Renault 7 e construído pela FASA-Renault de Espanha . O Renault 5 alcançou, como o original Mini , um estatuto de culto.
Construtor | Renault |
Produção | 1972–1996 |
Informações técnicas | |
---|---|
Motor | gasolina de 782cc a 1721cc; gasóleo 1.6L |
Caixa de velocidades | manual |
Construtor | Renault |
Produção | 1972–1996 |
Informações técnicas | |
---|---|
Motor | gasolina de 782cc a 1721cc; gasóleo 1.6L |
Caixa de velocidades | manual |

Sem comentários:
Enviar um comentário