O primeiro Interlagos sai da fábrica exclusiva do modelo, no bairro paulistano do Brás. Ao volante, William Pierce, presidente da Willys-Overland do Brasil; a seu lado, Christian Heins, piloto e dirigente da pequena fábrica
A equipe de competições da Willys foi, juntamente com a da Vemag, a de maior presença no automobilismo brasileiro. Gerenciada inicialmente pelo piloto Christian Heins, que logo morreria num trágico acidente em Le Mans com uma hora de corrida, prosseguiu sob a direção de Luiz Antônio Greco até à absorção da Willys pela Ford em 1967.
Willys Interlagos foi o primeiro automóvel desportivo produzido no Brasil, é a versão brasileira do Alpine Renault A108 (de linhas semelhantes ao A110). Foi produzido em três versões: Berlinette, Coupé e Conversível.O nome é uma alusão ao autódromo de Interlagos e visava ressaltar a desportividade do modelo.
A carroceria era produzida em PRFV - fibra de vidro estratificada e resina de poliestireno.
Possuía suspensão independente, motorização traseira de 4 cilindros em linha e refrigeração líquida
Construtor | Willys Overland |
Produção | 1961 - 1966 |
Tipo de Carroçaria | Berlineta Cabriolet Coupé |
Informações técnicas | |
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Motor | 0,845l/40hp; 0,904l/50hp; 0,998l/56hp e 0,998l/70ph-competição (4 cilindros, linha) |
Caixa de velocidades | Manual: 4 + ré |
Distância entre os eixos | 2.150 |
Comprimento (mm) | 3.700 |
Altura (mm) | 1.450 |
Peso bruto (kg) | 535 |
Outros modelos | |
Modelos relacionados | Alpine A108 |
Modelos similares | Karmann Ghia Malzoni GT |
Motor
- Motor de combustão interna, 4 tempos, 4 cilindros em linha. Montado na parte traseira do veículo, longitudinal; arrefecimento a líquido; comando no bloco, 2 válvulas por cilindro.
- Diâmetro e curso: 63 x 80 mm. Cilindrada: 998 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Potência máxima: 70 cv. Carburador de corpo duplo
O conversível, que não existia no original francês, foi o primeiro brasileiro nessa configuração e mantinha o estilo suave e agradável das outras versões
Carroceria
- Comprimento: 3,78 m
- Altura: 1,45m
- Entre eixos: 2,10 m
- Peso líquido: 535 kg
- Material: Fibra de vidro.
Desempenho
- Velocidade máxima: 160 km/h;
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,1 s
O motor básico era o Gordini, de 845 cm3 e 32 cv (potência líquida; os "40 hp" apregoados na publicidade deste eram brutos), mas na berlineta era empregado o do Renault 1093, com a mesma cilindrada e 42 cv. Todavia, era possível encomendá-los com cilindrada de 904 cm3 (56 cv) e 998 cm3 (70 cv), esta exclusiva da berlineta. As montagens dos motores de 904 e 998 cm3 eram realizadas na própria fábrica do Interlagos. Eram trocados os cilindros e pistões, pois as camisas eram úmidas, uma operação fácil. Pistões com diâmetro de 60 mm (contra 58 mm do original) levavam a 904 cm3, e os de 63 mm, a 998 cm3. O curso de 80 mm era mantido.
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