segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Willys Interlagos

O primeiro Interlagos sai da fábrica exclusiva do modelo, no bairro paulistano do Brás. Ao volante, William Pierce, presidente da Willys-Overland do Brasil; a seu lado, Christian Heins, piloto e dirigente da pequena fábrica
A equipe de competições da Willys foi, juntamente com a da Vemag, a de maior presença no automobilismo brasileiro. Gerenciada inicialmente pelo piloto Christian Heins, que logo morreria num trágico acidente em Le Mans com uma hora de corrida, prosseguiu sob a direção de Luiz Antônio Greco até à absorção da Willys pela Ford em 1967.
Willys Interlagos foi o primeiro automóvel desportivo produzido no Brasil, é a versão brasileira do Alpine Renault A108 (de linhas semelhantes ao A110). Foi produzido em três versões: Berlinette, Coupé e Conversível.
O nome é uma alusão ao autódromo de Interlagos e visava ressaltar a desportividade do modelo.
A carroceria era produzida em PRFV - fibra de vidro estratificada e resina de poliestireno.
Possuía suspensão independente, motorização traseira de 4 cilindros em linha e refrigeração líquida

ConstrutorWillys Overland
Produção1961 - 1966
Tipo de CarroçariaBerlineta Cabriolet Coupé
Informações técnicas
Motor0,845l/40hp; 0,904l/50hp; 0,998l/56hp e 0,998l/70ph-competição (4 cilindros, linha)
Caixa de velocidadesManual: 4 + ré
Distância entre os eixos2.150
Comprimento (mm)3.700
Altura (mm)1.450
Peso bruto (kg)535
Outros modelos
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Malzoni GT

Motor


O conversível, que não existia no original francês, foi o primeiro brasileiro nessa configuração e mantinha o estilo suave e agradável das outras versões

Carroceria

  • Comprimento: 3,78 m
  • Altura: 1,45m
  • Entre eixos: 2,10 m
  • Peso líquido: 535 kg
  • Material: Fibra de vidro.

 Desempenho

  • Velocidade máxima: 160 km/h;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,1 s

O motor básico era o Gordini, de 845 cm3 e 32 cv (potência líquida; os "40 hp" apregoados na publicidade deste eram brutos), mas na berlineta era empregado o do Renault 1093, com a mesma cilindrada e 42 cv. Todavia, era possível encomendá-los com cilindrada de 904 cm3 (56 cv) e 998 cm3 (70 cv), esta exclusiva da berlineta. As montagens dos motores de 904 e 998 cm3 eram realizadas na própria fábrica do Interlagos. Eram trocados os cilindros e pistões, pois as camisas eram úmidas, uma operação fácil. Pistões com diâmetro de 60 mm (contra 58 mm do original) levavam a 904 cm3, e os de 63 mm, a 998 cm3. O curso de 80 mm era mantido.

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